Etiquetas

, ,

Kirk Douglas em "Horizontes de Glória" (Paths of Glory, 1957), de Stanley Kubrick

Celebra-se este ano o centenário do conflito armado a que se chamou Primeira Guerra Mundial, e que resultou em quatro anos de luta, a primeira envolvendo em simultâneo combates em terra, mar e ar, alastrando a vários continentes, da Oceânia ao Sudoeste Africano, do Médio Oriente à Europa, do Oceano Pacífico ao Atlântico Sul e Mar do Norte, num total de mais de 18 milhões de mortos e 23 milhões de feridos, devastadora destruição, colapso económico e fim de vários impérios e sistemas de governo, com um novo mapa da Europa daí resultante.

Tal impacto em tudo o mundo seria também fonte fértil para o cinema, e é isso que serve de base ao ciclo que agora se apresenta e que decorrerá aos sábados n’A Janela Encantada. Passando por épocas, estéticas e cinematografias diferentes, apresentar-se-á algum do melhor cinema que teve a Primeira Guerra Mundial como tema.

Em jeito de aperitivo, fica desde já uma chamada de atenção para os filmes do período mudo que já aqui foram abordados. Deixa-se o convite para os (re)descobrir ou (re)ler. Os novos filmes começarão a ser analisados no próximo sábado, iniciando-se a lista no muito fértil ano de 1930.

The Four Horsemen of the ApocalypseOs Quatro Ginetes do Apocalipse
(The Four Horsemen of the Apocalypse, 1921)
Realizado por: Rex Ingram

 
 
 
 

The Big ParadeA Grande Parada
(The Big Parade, 1925)
Realizado por: King Vidor

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

WingsAsas
(Wings, 1927)
Realizado por: William A. Wellman

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Four SonsOs Quatro Filhos (Four Sons, 1928)
Realizado por: John Ford

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Textos adicionais
A lista de filmes

Anúncios