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Die Büchse der PandoraSinopse:

Lulu, a amante do editor de jornal Dr. Ludwig Schön, recebe em sua casa o antigo patrono, Schigolch, que a tenta convencer a voltar ao mundo do espectáculo, num número de trapézio do seu amigo Rodrigo Quast. Ela recusa, pois agora dedica-se apenas ao amante.

O Dr. Schön chega e diz-lhe que vai casar com Charlotte von Zarnikow, filha do ministro do Interior. No dia seguinte Lulu vai a casa dos Schön, para demover o amante do seu matrimónio. Este fica irritado de a ver, mas sentindo-se culpado sugere ao filho Alwa, também amigo de Lulu, que a inclua no seu novo espectáculo musical.

O espectáculo estreia e o Dr. Schön vai aos bastidores com a sua noiva. Quando Lulu os vê recusa-se a continuar o espectáculo. Schön tenta convencê-la a sós, e os dois acabam a beijar-se, sendo descobertos por Charlotte.

Schön resigna-se a casar com Lulu, mas durante a festa encontra Lulu no quarto com Shigolch e Rodrigo Quast e perde a cabeça. Percebendo o que será o seu casamento, pede a Lulu que se mate, e na briga a arma dispara, e Schön acaba morto.

No julgamento Lulu é condenada a cinco anos, mas Shigolch e Rodrigo Quast criam uma diversão, e ela foge. Alwa Schön descobre Lulu em casa, e confessa que a ama, e juntos planeiam a fuga, usando o passaporte da condessa Geschwitz, ela própria enamorada de Lulu.

No comboio são descobertos por Casti-Piani, que aceita não os denunciar a troco de dinheiro. Este acaba para os levar para um barco que usa como local de jogo ilegal. Após algum tempo, Casti-Piani decide fazer dinheiro vendendo Lulu a um egípcio, enquanto Alwa se torna viciado no jogo e Rodrigo Quast começa a ameaçar Lulu por dinheiro.

Vendo-se entre a espada e a parede, Lulu pede ajuda a Schigolch e à condessa Geschwitz. A condessa mata Quast, enquanto Schigolch prepara a fuga para Lulu e Alwa, e o trio vai para Londres.

Na véspera de Natal, sem terem o que comer, Lulu decide prostituir-se. Por infelicidade escolhe Jack o Estripador como cliente. Este diz não ter dinheiro, mas ela aceita-o ainda assim, o que o comove e o faz livrar-se da lâmina. Mas ao ver uma faca na mesa dela, não resiste e mata-a, enquanto Shigolch, e Alwa caminham na rua seguindo bandas que tocam músicas de Natal.

Análise:

“A Boceta de Pandora”, do austríaco Georg Wilhelm Pabst acabou por ser um veículo para a irreverente actriz americana Louise Brooks se tornar conhecida no mundo do cinema. De facto é a sua presença que conduz a história, com a sua sensualidade desinibida e personalidade descomprometida.

Estas características, que chocavam tanto as audiências, como os personagens da história, eram, tanto o que atraía as pessoas a Lulu, como o que as levava a condená-la. Tal faz de Lulu, mais que uma sedutora inveterada, uma vítima inocente de uma era de hipocrisia que precisa de bodes expiatórios. Por isso, se é um facto que o magnetismo de Lulu fazia com que um bando de pessoas girasse à sua volta (homens e mulheres, com a condessa Geschwitz a ser uma das primeiras lésbicas do cinema), também não é menos verdade que todas as histórias que a envolvem resultam em tragédia.

Estes vários finais infelizes funcionam como um moralismo permanente que nos lembra que, embora levando uma vida de encanto, esta assenta em futilidades e falsas premissas, que conduzirão Lulu à queda. O tema é comum nos filmes do expressionismo alemão, centrando-se na decadência da alta sociedade, falsos valores, e a necessidade de alienação de uma geração.

Filmado com brilhantismo, o filme está, em termos de qualidade visual, bastante acima dos filmes expressionistas que o precedem, embora uma certa estilização de caracterizações e cenários remeta para essa corrente visual. Tal é ainda mais claro na última sequência (de Londres), onde o culminar trágico da história é já pressentido na atmosfera negra e melancólica das imagens.

Na versão francesa não existe a cena com Jack o Estripador, e Lulu não morre.

Produção:
Título original: Die Büchse der Pandora [Título inglês: Pandora’s Box]; Produção: Nero-Film AG; País: República de Weimar (Alemanha); Ano: 1929; Duração: 133 minutos; Distribuição: Süd-Film (Alemanha), (EUA); Estreia: 30 de Janeiro de 1929 (Alemanha), 7 de Abril 1930 (Portugal, Cinema Trianon Palace).

Equipa técnica:
Realização: Georg Wilhelm Pabst; Produção: Seymour Nebenzal; Argumento: G. W. Pabst, Ladislaus Vajda; Música Original: Timothy Brock; Fotografia: Günther Krampf; Direcção Artística: Andrej Andrejew, Gottlieb Hesch.

Elenco:
Louise Brooks (Lulu), Fritz Kortner (Dr. Ludwig Schön), Francis Lederer (Alwa Schön), Carl Goetz (Schigolch), Krafft-Raschig (Rodrigo Quast), Alice Roberts (Condessa Geschwitz), Daisy D’ora (Charlotte von Zarnikow, noiva do Dr. Schön), Gustav Diessl (Jack o Estripador), Michael von Newlinsky (Marquês Casti-Piani), Sigfried Arno (Director de Palco).