Etiquetas

, , , , , , , , , ,

Ender's GameSinopse:

Uma espécie alienígena chamada Formics atacou a Terra, dizimando milhões de seres humanos, até o acto suicida do comandante Mazer Rackham desfazer a nave mãe e salvar a Terra. Cinquenta anos depois a Terra prepara-se para resistir a novo ataque, e decidiu-se que as pessoas mais dotadas em estratégia, para comandar as defesas, são crianças. Entre elas está Andrew “Ender” Wiggin (Asa Butterfield), o protegido do coronel Hyrum Graff (Harrison Ford). Ender é levado para o mais avançado programa de treino de novos comandantes de estratégia, no qual vai ter que se conhecer a si próprio, às suas motivações, bem como aquilo que em si poderá inspirar outros a ser comandados por si.

Análise:

“Ender’s Game” foi publicado em 1985 pelo autor Orson Scott Card, sendo até hoje o mais famoso livro deste escritor. Ao que consta Card rejeitou nas décadas seguintes muitas ofertas pela compra dos direitos do livro por estúdios de Hollywood. Só com a criação da Fresco Pictures, da qual Card é co-fundador, o autor aceitou começar a trabalhar num argumento para cinema baseado nesta sua obra.

Decorrendo num futuro no qual a Terra foi atacada, com grandes perdas, por uma espécie alienígena, chamada Formics, o universo de Ender centra-se no personagem Andrew “Ender” Wiggin (Asa Butterfield), um recruta na escola de cadetes espaciais, visto como um líder promissor numa futura guerra contra os Formics. É ideia assente entre o Estado-maior, e dada a ver pelo coronel Hyrum Graff (Harrison Ford), que serão crianças altamente dotadas, aquelas que mais capacidades têm para os jogos de estratégia que irão ditar o resultado da próxima guerra. A partir daí Graff torna-se uma espécie de mentor de Ender, que ele vê como o salvador do planeta.

Ender passa então a ser sujeito a uma série de provas que testam a sua capacidade de estratégia, de conhecer os seus adversários, e de os levar a segui-lo. As suas decisões e forma de pensamento mostram-no como apto ou não para as tarefas que se esperam dele. Principalmente a de eliminar para sempre uma ameaça, que é aquilo que mais interessa a Graff.

O filme torna-se um híbrido de filmes de recrutas, jogos psicológicos, criação de amizades em ambiente de rivalidade hostil (típico de filmes de adolescentes), com um fundo de ficção científica e subliminares pinceladas de algo mais metafísico, mostradas na ligação telepática entre Ender e os Formics. Com uma tal amálgama de elementos, o argumento complica-se, sem que nada de verdadeiramente inovador aconteça até ao clímax final.

Destaca-se sobretudo a interpretação do jovem Asa Butterfield, e os efeitos especiais de simulações virtuais, onde jogos e realidade se confundem, criando imagens de impressionante beleza, num bom equilíbrio de acção e drama psicológico. Ainda assim fica sempre a sensação de que, ao contrário de Ender, o filme não se supera, ficando aquém daquilo que promete.

Produção:

Título original: Ender’s Game; Produção: Summit Entertainment / OddLot Entertainment / Chartoff Productions / Taleswapper / K/O Paper Products / Digital Domain; Produtores Executivos: Ivy Zhong, David Coatsworth, Deborah Del Prete, Bill Lischak, Venkatesh Roddam, Ted Ravinett, Mandy Safavi; País: EUA; Ano: 2013; Duração: 114 minutos; Distribuição: Summit Entertainment; Estreia: 28 de Outubro de 2013 (EUA), 7 de Novembro de 2013 (Portugal).

Equipa técnica:

Realização: Gavin Hood; Produção: Orson Scott Card, Robert Chartoff, Lynn Hendee, Alex Kurtzman, Linda McDonough, Roberto Orci, Gigi Pritzker, Ed Ulbrich; Produtor Associado: Aaron Johnston; Argumento: Gavin Hood [baseado no livro “Ender’s Game” de Orson Scott Card]; Música: Steve Jablonsky; Fotografia: Donald McAlpine (filmado em Panavision); Design de Produção: Sean Haworth, Ben Procter; Direcção Artística: A. Todd Holland, Greg Berry, Clint Wallace; Cenários: Peter Lando; Montagem: Lee Smith, Zach Staenberg; Figurinos: Christine Bieselin Clark; Caracterização: Karri Farris; Efeitos Especiais: Yves De Bono.

Elenco:

Asa Butterfield (Ender Wiggin), Harrison Ford (Coronel Graff), Hailee Steinfeld (Petra Arkanian), Abigail Breslin (Valentine Wiggin), Ben Kingsley (Mazer Rackham), Viola Davis (Major Gwen Anderson), Aramis Knight (Bean), Suraj Partha (Alai), Moises Arias (Bonzo Madrid), Khylin Rhambo (Dink Meeker), Jimmy ‘Jax’ Pinchak (Peter Wiggin), Nonso Anozie (Sargento Dap), Conor Carroll (Bernard), Caleb J. Thaggard (Stilson), Cameron Gaskins (Slattery).

Anúncios