Etiquetas

,

Film Noir

Nos anos 1940 popularizou-se nos Estados Unidos um conjunto de filmes que ficariam conhecidos como Film Noir. Sem ser propriamente um género (o noir pode ser drama, policial, thriller, espionagem, etc.), a expressão descreve uma estética (a do chiaroscuro, com planos, ângulos e sombras provindas do Expressionismo Alemão), em filmes filmados geralmente com baixo orçamento e actores menos conhecidos. As histórias reflectiam um cinismo social, de anti-heróis amorais, que faziam simplesmente o que era preciso para sobreviver na selva humana do seu tempo. Popularizados desde “Relíquia Macabra” (The Maltese Falcon, 1941), que projectou Humphrey Bogart, veriam a sua idade dourada terminar com “A Sede do Mal” (Touch of Evil, 1958), embora não tenham parado de inspirar todo o cinema que se lhes seguiu.

• 1941: High Sierra (O Último Refúgio) – Raoul Walsh
• 1941: The Maltese Falcon (Relíquia Macabra) – John Huston
• 1941: I Wake Up Screaming (Acordei aos Gritos) – H. Bruce Humberstone
• 1942: The Glass Key (Sou Eu o Criminoso) – Staurt Heisler
• 1942: This Gun for Hire (Aluga-se esta Arma) – Frank Tuttle
• 1943: Journey Into Fear (A Jornada do Medo) – Norman Foster, Orson Welles
• 1943: Shadow of a Doubt (Mentira) – Alfred Hitchcock
• 1944: Double Indemnity (Pagos a Dobrar) – Billy Wilder
• 1944: Laura (Laura) – Otto Preminger
• 1944: Murder, My Sweet (Enigma) – Edward Dmytryk
• 1944: Phantom Lady (A Mulher Desconhecida) – Robert Siodmak
• 1944: The Ministry Of Fear (Prisioneiros do Terror) – Fritz Lang
• 1944: The Woman in the Window (Suprema Decisão) – Fritz Lang
• 1944: To Have and Have Not (Ter ou nao Ter) – Howard Hawks
• 1945: Detour (Desvio) – Edgar G. Ulmer
• 1945: Fallen Angel (Anjo ou Demónio) – Otto Preminger
• 1945: Leave Her to Heaven (Amar Foi a Minha Perdição) – John M. Stahl
• 1945: Mildred Pierce (Alma em Suplício) – Michael Curtiz
• 1945: My Name is Julia Ross (Angústia) – Joseph H. Lewis
• 1945: Scarlet Street (Almas Perversas) – Fritz Lang
• 1945: The House on 92nd Street (A Casa da Rua 92) – Henry Hathaway
• 1945: The Strange Affair of Uncle Harry (Veneno que Liberta) – Robert Siodmak
• 1945: The Unsuspected (Sem Sombra de Suspeita) – Michael Curtiz
• 1946: Black Angel (O Anjo Negro) – Roy William Neill
• 1946: Gilda – Charles Vidor
• 1946: Lady in the Lake (A Dama do Lago) – Robert Montgomery
• 1946: Notorious (Difamação) – Alfred Hitchcock
• 1946: Somewhere in the Night (Uma Aventura na Noite) – Joseph L. Mankiewicz
• 1946: The Big Sleep (À Beira do Abismo) – Howard Hawks
• 1946: The Blue Dahlia (A Dália Azul) – George Marshall
• 1946: The Dark Corner (Perdido na Sombra) – Henry Hathaway
• 1946: The Killers (Assassinos) – Robert Siodmak
• 1946: The Postman Always Rings Twice (O Destino Bate à Porta) – Tay Garnett
• 1946: The Spiral Staircase (A Escada de Caracol) – Robert Siodmak
• 1946: The Strange Love of Martha Ivers (O Estranho Amor de Martha Ivers) – Lewis Milestone
• 1946: The Stranger (O Estrangeiro) – Orson Welles
• 1946: Undercurrent (Estranha Revelação) – Vincente Minnelli
• 1947: Body And Soul (Corpo e Alma) – Robert Rossen
• 1947: Boomerang (Crime Sem Castigo) – Elia Kazan
• 1947: Born To Kill – Robert Wise
• 1947: Brute Force (Brutalidade) – Jules Dassin
• 1947: Crossfire – Edward Dmytryk
• 1947: Dark Passage (O Prisioneiro do Passado) – Delmer Daves
• 1947: Dead Reckoning (Maldita Mulher) – John Cromwell
• 1947: Desert Fury (A Filha do Pecado) – Lewis Allen
• 1947: Desperate (Desesperado) – Anthony Mann
• 1947: Kiss Of Death (O Denunciante) – Henry Hathaway
• 1947: Nightmare Alley (O Beco das Almas Perdidas) – Edmund Goulding
• 1947: Out of the Past (O Arrependido) – Jacques Tourneur
• 1947: Possessed (Loucura de Amor) – Curtis Bernhardt
• 1947: Railroaded! – Anthony Mann
• 1947: Ride the Pink Horse (Do Lodo Nasceu Uma Flor) – Robert Montgomery
• 1947: Secret Beyond the Door… (O Segredo da Porta Fechada) – Fritz Lang
• 1947: The Brasher Doubloon (A Moeda Maldita) – John Brahm
• 1947: The Two Mrs. Carrolls (Inspiração Trágica) – Peter Godfrey
• 1947: T-Men (Moeda Falsa) – Anthony Mann
• 1947: The Lady from Shanghai (A Dama de Xangai) – Orson Welles
• 1948: Act of Violence (Acto de Violência) – Fred Zinnermann
• 1948: Call Northside 777 (A Verdade Triunfou) – Henry Hathaway
• 1948: Cry of the City (A Fera da Cidade) – Robert Siodmak
• 1948: Force Of Evil (A Força do Mal) – Abraham Polonsky
• 1948: Hollow Triumph (A Cicatriz ) – Steve Sekely
• 1948: Key Largo (Paixões em Fúria) – John Huston
• 1948: Naked City (Nos Bastidores de Nova Iorque) – Jules Dassin
• 1948: Pitfall (Caminho da Tentação) – André De Toth
• 1948: Raw Deal (Destino em Segunda Mão) – Anthony Mann
• 1948: Road House (Com o Amor Nasceu o Ódio) – Jean Negulesco
• 1948: Rope (A Corda) – Alfred Hitchcock
• 1948: Sorry, Wrong Number (Três Minutos de Vida) – Anatole Litvak
• 1948: The Big Clock (Olhos na Noite) – John Farrow
• 1948: The Street With No Name (A Rua sem Nome) – William Keighley
• 1949: Border Incident – Anthony Mann
• 1949: Criss Cross (Dupla Traição) – Robert Siodmak
• 1949: Caught (A Cilada da Ambição) – Max Ophüls
• 1949: Follow Me Quietly (Segue-me em Silêncio) – Richard Fleischer
• 1949: House Of Strangers (Sangue do Meu Sangue ) – Joseph L. Mankiewicz
• 1949: Side Street – Anthony Mann
• 1949: Shockproof (Liberdade Vigiada) – Douglas Sirk
• 1949: The Big Steal (O Grande Assalto) – Don Siegel
• 1949: The Set-Up (Nobreza de Campeão) – Robert Wise
• 1949: The Reckless Moment (Momento de Perdição) – Max Ophüls
• 1949: The Third Man (O Terceiro Homem) – Carol Reed
• 1949: They Live by Night (Filhos da Noite) – Nicholas Ray
• 1949: Thieves Highway (O Mercado dos Ladrões) – Jules Dassin
• 1949: Whirlpool (Turbilhão) – Otto Preminger
• 1949: White Heat (Fúria Sanguinária) – Raoul Walsh
• 1950: D.O.A. (Com as Horas Contadas) – Rudolph Maté
• 1950: Gun Crazy (Mortalmente Perigosa) – Joseph H. Lewis
• 1950: House by the River (A Casa à Beira do Rio) – Fritz Lang
• 1950: In a Lonely Place (Matar ou não Matar) – Nicholas Ray
• 1950: Kiss Tomorrow Goodbye (Coração de gelo) – Gordon Douglas
• 1950: Mystery Street (A Noite de 23 de Maio) – John Sturges
• 1950: Night and the City (Foragidos da Noite) – Jules Dassin
• 1950: Panic In The Streets (Pânico nas Ruas) – Elia Kazan
• 1950: Sunset Boulevard (Crepúsculo dos Deuses) – Billy Wilder
• 1950: The Asphalt Jungle (Quando a Cidade Dorme) – John Huston
• 1950: The File on Thelma Jordon (Duas Confissões) – Robert Siodmak
• 1950: Where Danger Lives (Infiel) John Farrow
• 1950: Where the Sidewalk Ends (O Castigo da Justiça) – Otto Preminger
• 1951: Ace In The Hole (O Grande Carnaval) – Billy Wilder
• 1951: Cry Danger (Grito de Alarme) – Robert Parish
• 1951: Detective Story (História de um Detective) – William Wyler
• 1951: He Ran All The Way (Desafio à Morte) – John Berry
• 1951: On Dangerous Ground (Cega Paixão) – Nicholas Ray
• 1951: Strangers On A Train (O Desconhecido do Norte-Expresso) – Alfred Hitchcock
• 1951: The Mob (Sombras no Asfalto) – Robert Parish
• 1951: The Prowler (O Cúmplice das Sombras) – Joseph Losey
• 1951: The Racket (Suborno) – John Cromwell, Mel Ferrer, Tay Garnett, Nicholas Ray, Sherman Todd
• 1952: Angel Face (Vidas Inquietas) – Otto Preminger
• 1952: Beware My Lovely- Harry Horner
• 1952: Clash by Night (Desengano) – Fritz Lang
• 1952: Kansas City Confidential (O Segredo dos Quatro) – Phil Karlson
• 1952: Scandal Sheet (Reportagem de Escândalo) – Phil Karlson
• 1952: Sudden Fear (Medo Súbito) – David Miller
• 1953: Inferno (Inferno) – Roy Ward Baker
• 1953: Niagara – Henry Hathaway
• 1953: Pickup on South Street (Mãos Perigosas) – Samuel Fuller
• 1953: Second Chance (Cruel Perseguição) – Rudolph Mate
• 1953: The Big Heat (Corrupção) – Fritz Lang
• 1953: The Blue Gardenia (A Gardénia Azul) – Fritz Lang
• 1953: The Hitch-Hiker (Arrojada Aventura) – Ida Lupino
• 1954: Black Widow (A Viúva Negra) – Nunnally Johnson
• 1954: Dangerous Mission (Neves Traidoras) – Louis King
• 1954: Dial M for Murder (Chamada para a Morte) – Alfred Hitchcock
• 1954: Human Desire (Desejo Humano) – Fritz Lang
• 1954: Pushover (Tentação Loira) – Richard Quine
• 1954: Suddenly (O Seu Ofício Era Matar) – Lewis Allen
• 1955: Bad Day at Black Rock (A Conspiração do Silêncio) – John Sturges
• 1955: The Desperate Hours (Horas de Desespero) – William Wyler
• 1955: Hell’s Island (A Ilha do Inferno) – Phil Karlson
• 1955: House of Bamboo (O Mistério da Casa de Bambú) – Samuel Fuller
• 1955: I Died a Thousand Times (Morri Mil Vezes) – Stuart Heisler
• 1955: Killer’s Kiss (O Beijo Assassino) – Stanley Kubrick
• 1955: Kiss Me Deadly (O Beijo Fatal) – Robert Aldrich
• 1955: The Big Combo (Rajada de Morte) – Joseph H. Lewis
• 1955: The Big Knife (No Reino da Calúnia) – Robert Aldrich
• 1955: The Night of the Hunter (A Sombra do Caçador) – Charles Laughton
• 1956: Accused of Murder – Joseph Kane
• 1956: A Kiss Before Dying (Um Beijo ao Morrer) – Gerd Oswald
• 1956: Beyond A Reasonable Doubt (A Verdade e o Medo) – Fritz Lang
• 1956: Slightly Scarlet (O Anjo Escarlate) – Allan Dwan
• 1956: The Killing (Um Roubo no Hipódromo) – Stanley Kubrick
• 1956: The Wrong Man (O Falso Acusado) – Alfred Hitchcock
• 1956: While the City Sleeps (Cidade nas Trevas) – Fritz Lang
• 1957: Nightfall – Jacques Tourneur
• 1957: Sweet Smell Of Success (Mentira Maldita) – Alexander MacKendrick
• 1957: The Unholy Wife (A Leviana) – John Farrow
• 1958: Party Girl (A Rapariga Daquela Noite) – Nicholas Ray
• 1958: Touch of Evil (A Sede do Mal) – Orson Welles
• 1958: Vertigo (A Mulher que Viveu duas Vezes) – Alfred Hitchcock

Advertisements