Longas-metragens da comédia muda – apêndices

<< página 1: Longas-metragens da comédia muda
página 3: a lista de filmes >>

Cronologia

1894
– A Edison Manufacturing Company é fundada por Thomas Edison em New Jersey (Em 1911 mudará o nome para Thomas A. Edison, Inc.).
– (Abril) Primeiros filmes da Edison, exibidos usando um Kinetoscope em Nova Iorque.

1895
– Fundada a Biograph Company por William Kennedy Dickson, após este deixar os laboratórios de Thomas Edison, criou o Mutoscope, rival do Kinetoscope de Edison. Em 1899 mudou o nome para American Mutoscope and Biograph Company, e em 1909 passou a Biograph Company.

1896
– A Selig Polyscope Company é fundada em Chicago por William Selig.

1897
– J. Stuart Blackton e Albert E. Smith fundam a American Vitagraph, em Nova Iorque.

1902
– Início da batalha legal entre Thomas Edison e as produtoras cinematográficas, onde Edison pretendia que quem não usasse os seus aparelhos fosse condenado por infracção de direitos de autor.
– A Lubin Manufacturing Company é fundada na Filadélfia por Siegmund Lubin. A Lubin expadir-se-ia para a Califórnia em 1912
– Fundado o ramo americano da Star Film Company do francês Georges Meliés, dirigido pelo seu irmão Gaston.

1907
– (Agosto) A Essanay Studios é fundada em Chicago, por George K. Spoor e Gilbert M. “Broncho Billy” Anderson (S and A).
– Ben Turpin trabalha nas primeiras comédias da Essanay.
– A Kalem Company é fundada em Nova Iorque por George Kleine, Samuel Long e Frank J. Marion (K, L M). Em 1910 a Kalem estabelecer-se-á na Califórnia.

1908
– O realizador D. W. Griffith entra para a Biograph.
– (Dezembro) Criação da Motion Picture Patents Company (ou Edison Trust), envolvendo as maiores companhias de produção cinematográfica: Edison, Biograph, Vitagraph, Essanay, Selig, Lubin, Kalem, Star Film Company, American Pathé; o maior distribuidor, George Kleine, e o maior fabricante de película, Eastman Kodak. Tinha como objectivo terminar a predominância de filmes estrangeiros, ao mesmo tempo que Edison tentava controlar a produção americana. A distribuição seria feita pela General Film Company (criada em 1909).

1909
– A Selig entra na California, e produz o primeiro filme de Roscoe Arbunkle.
– D. W. Griffith leva a Biograph para a Califórnia e filma com Mary Pickford.

1911
– A Star Film Company muda-se para a Califórnia.
– Lionel Barrymore começa a trabalhar para a Biograph de D. W. Griffith.
– Ford Steling começa a trabalhar com Mack Sennett na Biograph, seguindo-o posteriormente para a Keystone.

1912
– (Março) Fundação da Mutual Film Corporation, por John R. Freuler, Harry E. Aitken e Roy Aitken.
– (Abril) A Universal Film Manufacturing Company é fundada por Carl Laemmle, Mark Dintenfass, Charles Baumann, Adam Kessel, Pat Powers, William Swanson, David Horsley, e Jules Brulatour.
– (Maio) A Universal compra a Nestor Moving Picture Company, a Kay Bee e a Independent Movie Pictures.
– Adolph Zukor funda a Famous Players Film Company (futura Paramount Pictures).
– (Setembro) Mack Sennett funda a Keystone Comedy Film que será distribuída pela Mutual.
– Jesse L. Lasky, funda a Lasky Feature Show Company, que tem como primeiro realizador Cecil B. DeMille, e como produtor Samuel Goldfish (depois Goldwyn).
– Mack Sennett inicia algumas das suas produções mais famosas como os Keystone Cops, ideia
do actor Hank Mann, e por onde passariam Edgar Kennedy, Ford Sterling, Roscoe “Fatty” Arbunkle, Chester Conklin, entre outros.
– Mabel Normand torna-se a primeira estrela da Keystone, onde contracenará com Charles Chaplin e Roscoe “Fatty” Arbuckle, entre outros.
– A Essanay muda-se para a California, produzindo os Westerns de Broncho Billy.
– Primeira comédia de Billy West “Apartment No. 13”
– (Dezembro) “Hoffmeyer’s Legacy” é a primeira curta-metragem dos Keystone Cops.

1913
– A Vitagraph compra a Star Film Company
– D. W. Griffith deixa a Biograph
– Allan Dwan e Mary Pickford actuam e dirigem filmes para a Kalem Company
– Charles Chaplin, Chester Cronklin e Mack Swain começam a trabalhar na Keystone Fim Company
– Mary Pickford começa a trabalhar para a Famous Players.

1914
– Chester Cronklin trabalha nos filmes de Mabel Normand e Charlie Chaplin, antes de assumir protagonismo nas duplas com Mack Swain.
– (Abril) “Outwitting Dad” e o primeiro filme de Oliver Hardy, para a Lubin Manufacturing Company, para quem fez 50 curtas-metragens.
– (Maio) “Caught in the Rain” é o primeiro filme realizado por Chaplin.
– A Famous Players Film Company e a Lasky Feature Show Company usam como distribuidora a recém-criada Paramount Pictures Corporation de W. W. Hodkinson
– Gloria Swanson junta-se à Essanay, onde virá a contracenar com Charlie Chaplin.
– (Novembro) “Tillie’s Punctured Romance” é a primeira longa-metragem de comédia de Hollywood. Produzida pela Keystone, integra entre outros Marie Dressler, Charles Chaplin, Mabel Normand, Mack Swain, Chester Conklin, Charley Chase e os Keystone Cops
– Mabel Normand e Roscoe “Fatty” Arbuckle assinam pela Paramount por 1 dólar por dia mais 25% dos lucros dos seus filmes.
– (Dezembro) Charlie Chaplin muda-se da Keystone para a Essanay (onde fará 14 comédias), passando a trabalhar em Chicago.

1915
– William Fox, dono de inúmeras salas de cinema, funda a Fox Film Corporation (em 1930 é-lhe retirada a liderança. Em 1935, por fusão com a Twentieth Century Pictures, resultará na Twentieth Century Fox Film Corporation)
– (Julho) Formação da Triangle Film Corporation, por uma cisão de companhias subsidiárias da Mutual. Incluía os irmãos Harry e Roy Aitken (fundadores da Mutual), o seu parceiro D.W. Griffith, com quem Harry Aitken liderava os Reliance-Majestic Studios, ainda a Keystone de Mack Sennett, e Thomas Ince, dos Kay-Bee Pictures, produtor da New York Motion Picture Company, e chamado o pai do Western.
– A Triangle contrata Douglas Fairbanks.
– Através da Reliance-Majestic Studios, D. W Griffith inicia os seus mais famosos épicos com a sua estrela Lilian Gish.
– Mack Sennett inicia a produção das Sennett Bathing Beauties, que incluirá entre outras Mabel Normand e Carole Lombard.
– Charley Chase dirige para a Keystone as comédias de Billy West, um imitador de Chaplin.
– Mack Swain trabalha para a Keystone onde protagoniza comédias em dupla com Chester Conklin
– Hal Roach funda os Hal Roach Studios, e começa a produzir as comédias do seu amigo Harold Lloyd.
– A Metro Pictures Corporation é fundada por Richard A. Rowland e Louis B. Mayer
– Larry Semon entra para a Vitagraph como argumentista, cedo passando a actor e realizador.
– Louise Fazenda começa a trabalhar na Keystone, que deixará em 1923 para se tornar uma estrela em várias outras companhias.

1916
– (Março) Chaplin muda-se da Essanay para a Mutual, tornando-se o mais bem pago artista do mundo (faria 12 curtas-metragens com a Mutual).
– A Mutual estabelece-se no Lone Star Studio, para filmar os filmes de Charlie Chaplin.
– George K Spoor contrata Max Linder para a Essanay, para substituir Chaplin.
– Ben Turpin entra para a Keystone, tal como Billy Bevan, que deixara a Lubin.
– Zukor e Lasky compram a parte de Hodkinson, fundindo as suas empresas na Famous Players-Lasky-Paramount, com Samuel Goldwyn and Cecil B. DeMille à frente da parte criativa.
– Gloria Swanson junta-se à Keystone de Mack Sennett onde contracena com Bobby Vernon.
– Samuel Goldfish deixa a Famous Players-Lasky-Paramount e, com os produtores da Broadway, Edgar e Archibald Selwyn fundam a Goldwyn Pictures (fundindo os nomes Goldfish e Selwyn).
– Louis B. Mayer funda a Louis B. Mayer Pictures Corporation.

1917
– Fundação da First National Pictures por Thomas L. Tally, como uma fusão de 26 cadeias de salas de cinema, numa resposta ao poder crescente da Paramount. As suas primeiras estrelas contratadas foram Mary Pickford e Charlie Chaplin
– (Janeiro) Roscoe “Fatty” Arbunkle funda a Comique Film Company com Joseph Schenck, e recruta Buster Keaton como colaborador.
– (Maio) Billy West torna-se notado pelos seus filmes de imitação de Charlie Chaplin, muitos com Oliver Hardy como oponente.
– (Junho) Thomas Ince e Mack Sennett deixam a Triangle. Sennett funda a Mack Sennett Comedies.
– (Julho) Larry Semon faz a sua primeira comédia para a Vitagraph.
– (Setembro) Estreia de “Over the Fence”, o primeiro filme de Harold Lloyd com o personagem “The Boy”, de óculos redondos e chapéu de palha.
– A Pathé Freres distribui as Rolin Comedies de Hal Roach Studios.
– A Vitagraph compra a Kalem Company.
– Lionel Barrymore começa a interpretar e dirigir para a Metro Pictures de Louis B. Mayer.
– Lon Chaney, o homem das mil caras, começa a trabalhar para a Universal.

1918
– Adolph Zukor funde Paramount, Artcraft e Famous Players, criando a Famous Players-Lasky Corporation
– A Edison cessa a sua existência.
– George Kleine, um distribuidor de Chicago funda a V-L-S-E, Incorporated, resultado da fusão de Vitagraph, Lubin, Selig e Essanay. Destas quatro apenas o nome Vitagraph se manteria.
– Mabel Normand termina a sua longa colaboração com Mack Sennett, assinando com Samuel Goldwyn
– Roscoe “Fatty” Arbuckle deixa a sua parte na Comique a Buster Keaton, e volta a trabalhar para a Paramount
– Após anos de freelancer em vários estúdios, Oliver Hardy começa a trabalhar para a Vitagraph, sob Larry Semon.
– (Dezembro) Milton Cohen inicia a Bulls Eye Motion Picture Company que filma as Billy West Comedies.

1919
– (Janeiro) A United Artists é fundada por Mary Pickford, Douglas Fairbanks, D.W. Griffith e Charlie Chaplin
– A Mutual Film Company termina a produção vindo a ser absorvida pela Film Booking Offices of America e, mais tarde pela RKO Radio Pictures.
– A Triangle cessa a produção (um filme será ainda produzido em 1922: “Oh Mabel Behave”).
– Gloria Swanson entra para a Famous Players-Lasky, tornando-se a nova diva de Cecil B. DeMille.

1920
– (Setembro) Buster Keaton inicia a Buster Keaton Studios, ainda sob Joseph Schenck e realiza o seu primeiro filme como protagonista: “One Week”. Segue-se em Outubro a primeira longa-metragem “The Saphead”.
– Primeiras Keystone Comedies de Mack Sennett distribuídas.
– C.B.C Film Sales Company (que em 1924 se tornaria Columbia Pictures) é fundada por Harry Cohn, Joe Brandt e Jack Cohn.
– Marcus Loew compra a Metro Pictures Corporation
– Charley Chase entra para a Hal Roach Studios como realizador, onde se tornará director geral em 1921, e passará também a actor após a saída de Harold Lloyd em 1923.

1921
– (Janeiro) Estreia “The Kid” a primeira longa-metragem de Chaplin.
– (Maio) Max Linder volta aos Estados Unidos, forma a Max Linder Productions que se estreia com “Seven Years of Bad Luck”, o primeiro de apenas 3 filmes nos EUA.
– A C.B.C Film Sales Company faz as Carnival Comedies (até 1922)
– Rudolph Valentino é contratado pela Famous Players-Lasky.
– (Dezembro) Primeira longa-metragem de Harold Lloyd: “A Sailor-Made Man”.

1923
– Samuel Goldwyn funda a Samuel Goldwyn Productions onde continuará a produzir filmes, após a perda da Goldwyn Pictures no ano seguinte. Os seus filmes serão distribuídos pela First National Pictures, primeiro, e depois pela United Artists.
– (Abril) Estreia “Safety Last!” o mais conhecido filme de Harold Lloyd.
– (Setembro) Primeiro filme de Chaplin distribuído pela United Artists: “A Woman of Paris”.

1924
– Marcus Loew funde a Metro Pictures Corporation com a Goldwyn Pictures, a que acrescenta, em 1925, a Louis B. Mayer Pictures Corporation, que se passará a chamar Metro-Goldwyn-Mayer, sob direcção artística de Louis B. Mayer.
– Rudolph Valentino troca a Famous Players-Lasky pela United Artists de Chaplin, Fairbanks e Pickford.
– (Março) “Girl Shy” é o primeiro filme da Harold Lloyd Productions, depois de o comediante deixar Hal Roach.
– (Abril) Buster Keaton realiza e interpreta “Sherlock, Jr.”.
– (Julho) Primeira longa-metragem de Larry Semon, “The Girl in the Limousine”, com Oliver Hardy como protagonista.
– Oliver Hardy assina com Hal Roach.

1925
– (Abril) A Vitagraph Company de Albert E. Smith é comprada pela Warner Bros.
– (Agosto) “Sally of the Sawdust” é a primeira colaboração de W. C. Fields com D. W. Griffith para a Paramount, a que se seguiriam mais oito longas-metragens para a produtora.

1926
– (Novembro) “Raggedy Rose” é o primeiro filme de Mabel Normand na Hal Roach Studios.
– (Dezembro) Buster Keaton realiza e interpreta “The General”.

1927
– (Março) Gloria Swanson deixa a Paramount e junta-se à United Artists.
– (Abril) Último filme mudo de Larry Semon, “Spuds”.
– (Setembro) Morte de Marcus Loew, A MGM é presidida por Nicholas Schenck, mas Louis B. Mayer mantém-se como director de produção.
– (Setembro) A Famous Players-Lasky muda o nome para Paramount-Famous Lasky Corporation (3 anos depois mudaria para Paramount-Publix Theatres Corporation, e em 1936, já sem Zukor, para Paramount Pictures, Inc.)
– (Outubro) A Warner Bros lança “The Jazz Singer”, o primeiro filme sonoro.
– (Dezembro) Stan Laurel e Oliver Hardy tornam-se um duo na Hal Roach Studios, o seu primeiro filme como dupla é “Putting Pants on Philip”.

1928
– (Janeiro) Último filme mudo de Ben Turpin “The Wife’s Relations”.
– (Abril) Último filme mudo de Harold Lloyd: “Speedy”.
– (Maio) Último filme mudo de W.C. Fields, “Fools for Luck”.
– (Setembro) A Warner Bros. compra a First National.
– (Outubro) Último filme mudo de Harry Langdon, “Heart Trouble”.

1929
– (Abril) último filme mudo de Buster Keaton: “Spite Marriage”.
– (Dezembro) “Angora Love” é o último filme mudo da dupla Laurel and Hardy.

1931
– (Fevereiro) Chaplin insiste no cinema mudo, estreando “City Lights”. Em 1935 filmará ainda “Modern Times”.

1940
– (Outubro) Último filme mudo de Chaplin: “The Great Dictator”.

 

<< página 1: Longas-metragens da comédia muda
página 3: a lista de filmes >>

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s