Etiquetas

, , , , , , ,

Publicação com o apoio de www.filmtwist.pt

Last ShiftJessica Loren (Juliana Harkavy) é uma nova agente de polícia, cuja primeira missão é fazer o último turno de uma esquadra que será desmantelada de seguida, mal o pessoal especializado chegue para levar todo o tipo de material biológico e químico perigoso ainda ali guardado. Sozinha, Jessica vai começando a notar estranhos ruídos e o que lhe parecem ser intrusos. Cada vez mais amedrontada, e insegura dos seus sentidos, Juliana começa a acreditar estar a ser assediada pelos membros de um culto satânico assassino desmantelado um ano antes.

Análise:

Estreado no festival FrightFest de Londres, em 2014, “Último Turno”, filme do realizador e produtor especializado em terror, Anthony DiBlasi, cedo caiu no esquecimento, até emergir no mercado de vídeo no ano seguinte. Apesar de algumas críticas positivas aquando da sua apresentação, o filme, talvez por se inserir num subgénero já muito gasto – o da casa assombrada –, acabou por passar ao lado do grande público.

De facto, à primeira vista, “Último Turno” é mais um filme de casa assombrada. Mas também é mais que isso. Ao dar-nos como protagonista uma agente da ordem (Juliana Harkavy), num espaço que deveria ser um bastião de segurança (uma esquadra), há desde logo uma subversão de conceitos. A esta junta-se uma claustrofobia inerente ao facto de acompanharmos todo o filme pelos olhos da protagonista, a qual está sempre sozinha, ou se não o está por breves momentos, é por ser visitada por figuras que não inspiram confiança. E por essa premissa, a interpretação de Juliana Harkavy é fundamental, pois é a sua capacidade de nos fazer sentir o seu medo e crescente paranóia que constitui o trunfo deste filme de DiBlasi.

Confesso admirador de John Carpenter, DiBlasi dá-nos um filme que, pelo espaço em que é filmado, não deixa de nos fazer pensar em “Assalto à 13.ª Esquadra” (Assault on Precinct 13, 1976) do citado realizador. Outra influência que talvez se note, e remeta o filme para uma análise mais psicológica, é o clássico de Roman Polanski “Repulsão” (Repulsion, 1965). Afinal não é a agente Loren uma jovem demasiado inocente, com elusivo relacionamento com os outros, e um passado que indica problemas não resolvidos com a morte do pai? E é aí que “Último Turno” joga (e bem) com as nossas convicções: casa assombrada, paranóia, ou assalto? Podemos frequentemente mudar de opinião, enquanto nos vamos assustando com a excelente mistura sonora que traz ameaças não se sabe de onde, ou as constantes intrusões, desde aparentemente inofensivas pessoas que logo se tornam demasiado sinistras, ou os famosos jump scares, por vezes quase subliminares, repletos de macabro e gore.

Cabendo ao espectador decidir onde se posicionar em relação a cada momento bizarro e aparição inesperada, “Último Turno” vive do crescendo de tensão e bizarria, geridos com mestria por DiBlasi. Não sendo um filme brilhante, ele está bem acima da média de filmes de assombrações e sustos ruidosos que vão enchendo o panorama do cinema de terror actual.

Juliana Harkavy em "Último Turno" (Last Shift, 2014), de Anthony DiBlasi

Produção:

Título original: Last Shift; Produção: Skyra Entertainment; País: EUA; Ano: 2014; Duração: 84 minutos; Distribuição: Magnet Releasing (EUA); Estreia: 25 de Outubro de 2014 (FrightFest, Reino Unido), (Portugal).

Equipa técnica:

Realização: Anthony DiBlasi; Produção: Scott Poiley, Mary Poiley; Argumento: Anthony DiBlasi, Scott Poiley; Música: Adam Barber, Danielle White (música adicional); Fotografia: Austin F. Schmidt; Montagem: Anthony DiBlasi; Design de Produção: Nicole Balzarini, Kyle M. Wilson; Direcção Artística: Kyle Michael Wilson; Figurinos: Beverly Safier; Caracterização: Lee Grimes; Efeitos Visuais: Jason Murphy.

Elenco:

Juliana Harkavy (Jessica Loren), Joshua Mikel (John Michael Paymon), Hank Stone (Grip Cohen), J. LaRose (Patrick Black), Sarah Sculco (Kitty Paymon), Kathryn Kilger (Dorthea Paymon), Natalie Victoria (Marigold), Mary Lankford Poiley (Birdie), Matt Doman (Agente Ryan Price), Lindsi Jeter (Betty do Rosto Esmagado / Fantasma), Randy Molnar (Steve Loren), Jason Fusco (Bio Joe / Seguidor de Paymon #1), Scott Poiley (Bio Clean #3), Jeremy S. Brock (Detective), Skyler Poiley (Fantasma), Danielle White (Fantasma), Amber Watson (Fantasma), Ashley Wilson (Fantasma), Erica Lea Shelton (Fantasma / Monica), Mona Pirnot (Fantasma), Danielle White (Fantasma), Joshua Story (Voz do Agente ao Telefone).

www.filmtwist.pt