Etiquetas

, ,

A nova Hammer

Na semana em que A Janela Encantada celebra mais um aniversário, pareceu-me bem relembrar o modo como tudo começou. Para quem não sabe, a ideia original era apenas compilar um repositório de notas sobre o horror gótico da Hammer Films, já que, se por um lado qualquer cinéfilo tem ideia do tipo de filmes que esta produtora nos dera dentro do género do terror, por outro poucos ou nenhuns os viram todos, não existindo na altura, provavelmente, um local onde se pudesse ler sobre todos eles em português.

Esse trabalho, algo exaustivo, de visionamento e análise de 42 filmes, não se encerrou em si próprio, tornando-se uma porta para que neste espaço se continuasse a falar de cinema. E aqui estamos passados sete anos.

Talvez seja, por isso, natural – e até porque o aniversário do blogue quase coincide com o Halloween –, voltar a esse ponto de partida, para lembrar que a Hammer Films – como o Drácula em qualquer das sequelas – ressuscitou há pouco mais de uma década, e voltou a produzir filmes de terror. Assim, neste ciclo que se inicia, intitulado “A nova Hammer” vamos olhar para as oito longas-metragens já produzidas, incluindo a mais recente “The Lodge” que passou no MOTELx deste ano.

Fica também a promessa de ir actualizando este ciclo sempre que novos filmes surgirem.

Textos adicionais
A lista de filmes

Veja ainda o artigo sobre a Hammer que acompanha o ciclo incial d’A Janela Encantada “O terror gótico da Hammer”.