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Senhor de uma carreira diversificada, com muitos filmes consagrados, em diferentes géneros, ninguém (começando pelo próprio) desconhece a importância do western como definidor da carreira de Clint Eastwood, o qual ajudou a redefinir esse género a partir da década de 1960.
Foi o western que lhe garantiu o primeiro papel importante em televisão, foi no western (em Itália) que Eastwood se tornou um tal ícone que lhe permitiu regressar triunfante aos Estados Unidos, e foi com um western que o, então já realizador, se consagrou com o reconhecimento nos Oscars.
Fica, por isso, aqui uma lista que nos mostra a relação entre Clint Eastwood e o mais americano dos géneros cinematográficos, tanto no grande como no pequeno ecrã, quer como secundário quer como protagonista, fosse apenas actor ou também realizador.
Interpretação como secundário
• 1956: Star in the Dust – Charles F. Haas
• 1956: The First Traveling Saleslady (A Primeira Caixeira Viajante) – Arthur Lubin
• 1956: Death Valley Days [6 episódios de série televisiva (1952–1970)]
• 1958: Ambush at Cimarron Pass – Jodie Copeland
• 1959: Maverick [1 episódio de série televisiva (1957–1962)]
• 1959–1965: Rawhide [217 episodes de série televisiva (1959–1965)]
Interpretação como protagonista
• 1964: Per un pugno di dollari (Por Um Punhado de Dólares) – Sergio Leone
• 1965: Per qualche dollaro in più (Por Mais Alguns Dólares) – Sergio Leone
• 1966: Il buono, il brutto, il cattivo (O Bom, o Mau e o Vilão) – Sergio Leone
• 1968: Hang ‘Em High (À Sombra da Forca) – Ted Pod
• 1970: Two Mules for Sister Sara (Os Abutres Têm Fome) – Don Siegel
• 1972: Joe Kidd (A Crista do Diabo) – John Sturges
Interpretação e realização
• 1973: High Plains Drifter (O Pistoleiro do Diabo)
• 1976: The Outlaw Josey Wales (O Rebelde do Kansas)
• 1985: Pale Rider (Justiceiro Solitário)
• 1992: Unforgiven (Imperdoável)
Clint Eastwood deve toda a sua carreira ao western. Foi o western que criou o mito Eastwood no mundo do cinema pela mão de Sergio Leone quando foi protagonista pela primeira vez na sua carreira com um filme inicialmente intitulado “il Magnifico Straniero”.
De toda a sua filmografia western, os mais fracos para mim são “Joe Kidd”, “Os abutres têm fome” e “O rebelde do Kansas”.
Os melhores (sem contar a trilogia com Leone) são “Pale Rider” e “O Pistoleiro do Diabo”. Há até quem diga que “O Pistoleiro do Diabo” é uma espécie de remake de um western-spaghetti de Sergio Garrone chamado “Django, il Bastardo”, com Anthony Steffen.
Eu não o chamaria de remake mas há de facto alguns pontos em comum (tudo acontece dentro de uma cidade, há muitas cenas noturnas e o protagonista também é um fantasma que voltou para se vingar de 3 pessoas).
Aproveito até para sugerir dois futuros podcasts no “Universos Paralelos” sobre a carreira de dois realizadores de renome: Clint Eastwood e Stanley Kubrick.
Olá Emanuel, e obrigado pelas notas que acrescentas. Quanto ao Universos Paralelos, a vocação é definir universos, e não necessariamente autores, o que levanta um problema com o Kubrick, que nunca esteve 5 minutos no mesmo sítio. 🙂 Quanto ao Clint, quem sabe não adivinhaste já. 🙂