Etiquetas
Cinema, Ficção Científica, George Lucas, Podcast, Segundo Take, Star Wars, Universos Paralelos
Pode ouvir aqui o quinto episódio de Universos Paralelos:
PODCAST
E ler a respectiva folha de sala aqui:
FOLHA DE SALA
Universos Paralelos é um programa da autoria de António Araújo (Segundo Take), José Carlos Maltez (A Janela Encantada) e Tomás Agostinho (Imaginauta), produzido e apresentado mensalmente no podcast Segundo Take.
Subscreva o podcast no iTunes.
Nunca fui admirador da saga “Star Wars” e continuo a não ser. Sempre foi algo que nunca me fascinou.
“A guerra das estrelas”, “O império contra-ataca” e “O regresso de Jedi” são os únicos filmes da saga que segui com atenção. Os restantes, para mim, não passo cartão!
O conceito de “space opera” / “cowboys do espaço” é sem dúvida adequado para estes filmes. O personagem de Harrison Ford é claramente um pistoleiro do espaço que, em vez de ter um cavalo, tem uma nave espacial.
Concordo que o género “ficção científica” sempre foi desprezado e mal tratado pela crítica (o género “western” sofreu o mesmo estigma). Curiosamente, isso fez com que se criasse um culto sobre esse tipo de filmes.
A banda desenhada teve um papel muito importante na divulgação da ficção científica, nomeadamente com Flash Gordon (que foi mencionado e bem neste podcast).
No cinema italiano, diria que Antonio Margheriti foi o cineasta nos anos 1960 que mais contribuiu com alguns filmes para este género cinematográfico.
Stanley Kubrick deu uma chapada de luva branca a muita gente com “2001: Odisseia no Espaço” porque demonstrou que a ficção científica pode e deve ser levada a sério e que pode ser feita de modo operático e, diga-se, genial.
Para terminar, uma curiosidade: é perfeitamente evidente que a corrida de naves espacial do filme “A Ameaça Fantasma” é inspirada na corrida de quadrigas de “Ben-Hur”, de William Wyler.