Etiquetas

,

Cine-Clube de Avanca

Apresentação

Nome: Cine-Clube de Avanca
Localização: Rua Prof. Dr. Egas Moniz, nº 159, 3860-078 Avanca

Website: http://www.avanca.com/
Blogue: http://ccavanca.blogspot.pt/
Facebook: https://www.facebook.com/cineclubedeavanca/
Email: ccavanca@yahoo.com

Lançamento do Avanca Film Festival 2016 (fonte: Diário de Aveiro)

Lançamento do Avanca Film Festival 2016 (fonte: Diário de Aveiro)

Entrevista

Entrevista a António Costa Valente, do Cine-Clube de Avanca
Março de 2017

Há quanto tempo existe o Cine-Clube de Avanca?
O Cine-Clube de Avanca existe legalmente desde 1982 mas teve uma existência informal desde 1977. Comemora este ano 40 anos de contínua atividade.

Quantos sócios tem, e que quotas pagam?
Os sócios pagam os filmes e neste último ano tivemos um acréscimo de sócios que permitiram ultrapassar as quatro centenas.

Quantas sessões organizam por mês?
Dependendo da época do ano, organizamos cerca de 4 sessões mensais.

Que critérios presidem à vossa programação, e que áreas se procuram cobrir?
Damos especial relevo ao cinema português, às cinematografias em português e a todas as que ainda não contam com uma indústria cinematográfica possante. Procuramos diversidade geográfica, mas sobretudo cultural. Habitualmente exibimos uma curta-metragem portuguesa (sobretudo as produzidas na nossa região), com cada uma das longas-metragens programadas.

Como é a adesão da população em geral?
A população conhece bem o Cine-Clube de Avanca e várias vezes tem comparecido em grande número nos momentos cruciais.
Naturalmente que a programação tem importância na adesão dos espetadores em cada sessão.

Que outras actividades e iniciativas do Cine-Clube de Avanca gostaria de destacar?
Em 2017 vamos comemorar 20 anos ininterruptos de festival de cinema AVANCA. Com o nome “Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia” este evento tem sido único na Europa, fazendo uma abordagem ao cinema onde os filmes em competição se juntam a espaços eminentemente práticos onde muitos desenvolvem formação e produção de novos filmes. O festival AVANCA 2017 irá ter este ano a sua 21ª edição e vários dos filmes a exibir serão de produção própria. Para além da produção de obras cinematográficas, o Cine-Clube de Avanca também edita regulamente livros de cinema, organiza exposições e eventos muito diversos, sempre na área da cultura e da ate. A conferência AVANCA | CINEMA, acompanhando o festival, tem permitido um forte debate de ideias e de projetos de investigação à volta do cinema. A formação e a intervenção no espaço escolar, têm sido sempre e igualmente uma referência nas nossas iniciativas.

Com que apoios contam a nível local, e que outros gostariam de ter?
Contamos com o apoio do município e junta de freguesia, para além de várias entidades locais. As associações da terra e as instalações existentes sempre estiveram muito disponíveis para a nossa atividade. Naturalmente que o nosso desejo seria poder contar com outros apoios da região, numa abrangência maior e com uma abordagem de valores capazes de nos ajudarem a dar novos rumos à nossa atividade.

Estão satisfeitos com as instalações, e material técnico ou pensam que poderiam ter melhores condições?
Embora os equipamentos sejam sempre secundários, gostaríamos de ter equipamento mais recente. Quanto às instalações, o nosso desejo é poder terminar o edifício que há longo tempo estamos a construir no centro de Avanca. Terá uma excelente sala de cinema e certamente que depois tudo será diferente.

Qual a facilidade ou dificuldade com que obtêm os filmes desejados? Em que formatos os projectam, e que proveniências têm?
Cada filme desejado tem a sua história e se de muitos facilmente conseguimos uma cópia, de outros temos histórias quase rocambolescas e reveladoras da forma como o mercado olha um certo cinema. Naturalmente que todos os filmes que agora exibimos são em formato digital. Os projetores de cinema são agora unicamente peças de museu.

Finalmente, na era da internet, qual a importância que vêem actualmente na existência dos cineclubes?
A era da internet é a era dos filmes vistos individualmente e com isso, com muito pouca paciência. O cinema e sobretudo os cineclubes permitem a visão de filmes em espaço público onde o espetador pactua com este acordo de que quem manda no tempo é o filme. Este acordo permite-nos segredar subtilidades chegadas num novo filme, em cada autor.

Sessão do Cine-Clube de Avanca

Sessão do Cine-Clube de Avanca

A Janela Encantada agradece a colaboração de António Costa Valente, e do Cine-Clube de Avanca, recomendando a quem puder que participe nas suas sessões, e apoie os cineclubes locais.

Anúncios