Etiquetas

, , , , , , , , , ,

Amanti d'oltretombaNo seu castelo aristocrático, o Dr. Stephen Arrowsmith (Paul Muller) descobre a infidelidade da sua esposa Muriel (Barbara Steele) com um empregado (Rik Battaglia). Arrowsmith tortura e mata o par, arrancando-lhes os corações para que não tenham descanso na eternidade. O que ele não sabe é que a esposa mudara o testamento em favor da irmã, Jenny (de novo Barbara Steele), que todos crêem ser louca. Arrowsmith volta a casar, trazendo Jenny para o castelo, para a tentar enlouquecer de vez. Só que, não só esta está convencida de que a casa é assombrada, como os fantasmas de Muriel e David querem ainda a sua vingança.

Análise:

Mario Caiano foi um realizador italiano que dividiu o seu trabalho entre o cinema e a televisão. Habituado a filmes de género nos anos 60, entre o peplum, o western spaghetti e a fantasia, poucos (se alguns) dos seus filmes são hoje recordados. Entre os que atingiram o estatuto de culto conta-se o gótico “Amanti d’oltretomba” (literalmente: amantes de além-túmulo), o qual Caiano assinou como Allen Grünewald, contando com a presença da rainha do género, Barbara Steele.

Filmado a preto e branco, tentando fazer muito com os poucos meios de que dispunha, Caiano seguiu as fórmulas do género, tanto a nível visual, como de argumento, o qual escreveu com Fabio De Agostini.

A história é a de Stephen Arrowsmith (Paul Muller), que descobrindo a infidelidade da esposa Muriel (Barbara Steele) com o empregado David (Rik Battaglia), lhes prepara uma cilada, na qual é ajudado pela sua governanta Solange (Helga Liné). Mas Arrowsmith é um sádico, dado a experiências estranhas que tentam descobrir segredos da vida e da morte. Por elas vai torturar o par de amantes, arrancando-lhes os corações para não lhes dar descanso, e usando o seu sangue para rejuvenescer a sua cúmplice e amante Solange. Quando Arrowsmith descobre que, ao contrário do que supunha, o testamento de Muriel foi mudado e deixa tudo à irmã desta, vai procurar a cunhada, e casa com ela. Esta, Jenny (de novo Barbara Steele), é presumivelmente instável, pelo que Arrowsmith espera conseguir levá-la à loucura e simular-lhe o suicídio. Chamado para a diagnosticar, o Dr. Dereck Joyce (Marino Masé) enamora-se de Jenny, e apercebe-se de que algo não está bem, procurando ajudá-la. Jenny vai tendo pesadelos em que vê a irmã, e isso é tido como prova da sua crescente loucura, até ao momento em que o par de amantes mortos regressa para exercer a sua sangrenta vingança.

Com um argumento algo derivado, e que, como também já vinha sendo hábito, consegue usar Barbara Steele em dois papéis (o da vítima inocente, e o da fantasma sanguinária), Caiano constrói um filme que vale pelo acumular da tensão, que sabemos terá de ter um final trágico. Este chega-nos na sequência fantasmagórica em que os amantes de rostos deformados vão matando à sua passagem, em cenas que Caiano queria inicialmente filmar a cores, para se ver o horror do sangue.

Destaca-se ainda a música de Ennio Morricone e a interpretação sempre bem conseguida de Steele, fria e perturbadora quando o deve ser, frágil noutros momentos. Embora algo abaixo do melhor terror gótico italiano, “Amanti d’oltretomba” consegue ainda assim uma boa atmosfera, com uma fotografia que acentua o lado onírico da história.

Paul Muller, Rik Battaglia e Barbara Steele em "Amanti d’oltretomba" (1965) de Mario Caiano

Produção:

Título original: Amanti d’oltretomba [Título inglês: The Faceless Monster]; Produção: Cinematografica Emmeci; País: Itália; Ano: 1965; Duração: 104 minutos; Distribuição: Pacemaker Pictures (EUA); Estreia: 16 de Julho de 1965 (Itália).

Equipa técnica:

Realização: Mario Caiano [como Allen Grünewald]; Produção: Carlo Caiano; Argumento: Mario Caiano, Fabio De Agostini; Música: Ennio Morricone; Fotografia: Enzo Barboni [preto e branco]; Design de Produção: Massimo Tavazzi; Montagem: Renato Cinquini; Figurinos: Mario Giorsi; Caracterização: Duilio Giustini; Director de Produção: Pietro Nofri.

Elenco:

Barbara Steele (Muriel Arrowsmith / Jenny Arrowsmith), Paul Muller [como Paul Miller] (Dr. Stephen Arrowsmith), Helga Liné (Solange), Marino Masé [como Lawrence Clift] (Dr. Dereck Joyce), Giuseppe Addobbati [como as John McDouglas] (Jonathan), Rik Battaglia (David).

Anúncios