Etiquetas

, , , , , ,

AleksandraAleksandra (Galina Vishnevskaya) é uma idosa de Stavropol, no sudoeste da Rússia, que vai visitar o neto Denis (Vasily Shevtsov), tenente num campo militar situado perto de Grozny, capital tchetchena, na sequência da Segunda Guerra na Tchetchénia (1999-2000), na qual a Federação Russa recuperou o controlo das zonas autónomas da revoltosa Tchetchénia. Aí, Aleksandra vai vagueando pelo campo, observando e comentando o estranho (aos seus olhos) modo de vida militar, desobedecendo a regras, e não hesitando em internar-se nas zonas tchetchenas para falar com os habitantes.

Análise:

Com uma nova co-produção envolvendo dinheiro francês, Alexander Sokurov filmou, perto de Grozny, em 2007, “Alexandra”, um filme sobre a volátil situação na Tchetchénia. Com argumento do próprio Sokurov, o filme trata da situação após a chamada Segunda Guerra na Tchechénia (1999-2000), na qual as tropas russas responderam à recentemente alcançada autonomia de parte da região, que está incluída na Federação Russa.

“Alexandra” mostra-nos um campo militar russo, perto de Grozny (capital tchechena) junto a um complexo urbano, semi-destruído pela guerra. É aí que chega Aleksandra Nikolaevna (Galina Vishnevskaya), uma idosa russa de Stavropol (no sudoeste da Rússia), para visitar o seu neto Denis (Vasily Shevtsov), tenente naquela companhia. A situação de impavidez na região permite este tipo de visitas, e a curiosa Aleksandra passeia-se pelo campo, tudo questionando, comentando a higiene dos soldados, criticando o seu modo de vida, metendo o nariz em todo o lado, e desprezando as precauções militares, não hesitando em sair para o mercado mais próximo onde faz amizade com senhoras tchetchenas.

Com uma fotografia que destaca a aridez, e falta de cor, que nos dá uma sensação de estamos num mundo sem sabor, onde nada acontece, Sokurov filma com placidez, numa atmosfera lenta e contemplativa, dir-se-ia, à velocidade da idosa Aleksandra. É pelos olhos dela que vamos explorando o espaço, em planos, muitas vezes fixos, e sempre lentos, com a curiosidade natural de quem está num mundo novo, mas que ao mesmo tempo o faz parecer completamente descabido.

Nas deambulações de Aleksandra vemos a rotina dos soldados, e vemo-la questioná-la, desde a higiene às roupas até à parca alimentação. Mas vemos também em todas estas deambulações uma tentativa quase desesperada de ligação ao seu neto Denis, com quem Aleksandra nunca teve propriamente uma relação fácil, mas que vê, agora no final da sua vida, como uma última ligação a algo seu, real, que a faça recuperar a emoção que nunca soube cultivar.

Pelo meio adivinha-se algum criticismo, no modo como as tropas aceitam algo que não compreendem, no modo como a presença da idosa faz tudo parecer tão surreal, e no modo como nos é dado a ver a desconfiança dos tchechenos, vencida pela simples relação inocente entre senhoras da mesma idade.

“Alexandra” foi apresentado em Cannes, onde recebeu o elogio da crítica, tanto pela interpretação de Galina Vishnevskaya, como pelo ritmo hipnótico, com uma poesia pacata e quase subliminar, como é imagem de marca de Alexander Sokurov.

Galina Vishnevskaya em "Alexandra (Aleksandra, 2007) de Alexander Sokurov

Produção:

Título original: Aleksandra; Produção: Proline Film / Rézo Productions / Russian Federation of Cinematography / Centre National de la Cinématographie (CNC); Produtor Executivo: Dmitriy Gerbachevskiy; País: Rússia / França; Ano: 2007; Duração: 91 minutos; Estreia: 25 de Maio de 2007 (Festival de Cannes, França), Setembro de 2007 (França), 12 de Junho de 2008 (Portugal).

Equipa técnica:

Realização: Alexander Sokurov; Produção: Andrey Sigle, Laurent Danielou; Argumento: Alexander Sokurov; Música: Andrey Sigle; Fotografia: Aleksandr Burov [digital]; Montagem: Sergey Ivanov; Design de Produção: Dmitriy Malich [como Dmitri Malich-Konkov]; Figurinos: Lidiya Kryukova; Caracterização: Zhanna Rodionova; Efeitos Especiais: Efim Berson, Igor Plaksin, Oleg Plaksin; Efeitos Visuais: Alexey Gusev; Direcção de Produção: Dmitry Nikitin, Sergey Ramzaev, Anna Svetlakova.

Elenco:

Galina Vishnevskaya (Aleksandra Nikolaevna), Vasily Shevtsov (Denis), Raisa Gichaeva (Malika), Andrei Bogdanov, Aleksandr Kladko, Serge Makarov (Vovka), Aleksei Neymyshev, Rustam Shakhgireev, Evgeniy Tkachuk.

Anúncios