Etiquetas

Ingrid Bergman e Humphrey Bogart em "Casablanca" (1942) de Michael Curtiz

Termina 2015, aquele que foi n’A Janela Encantada o ano Scorsese, com um ciclo onde se apresentou a sua obra integral para cinema. Eis a lista completa de ciclos decorridos em 2015:
Martin Scorsese
Hollywood no cinema
Piratas e corsários
Nouvelle Vague
Greta Garbo
Monty Python
Cinema mudo escandinavo
Espiões na Guerra Fria
Mel Brooks
Audrey Hepburn

Continuam as rubricas As minhas listas, onde se vão agrupando listas de filmes o mais diversificadas possível, e Hoje escrevo eu, na qual se dá voz a outros autores para introduzirem alguns dos temas aqui tratados.

Mas para 2016 A Janela traz novidades. Com mais de três anos de publicações, tendo privilegiado sempre uma perspectiva histórica do cinema, é momento de começar a olhar para o cinema mais recente. Tal sucederá no ciclo Século XXI que dedicará cada mês (aos sábados) a um autor diferente, começando já em Janeiro com o turco Nuri Bilge Ceylan.

Mas continuarão os ciclos dedicados à história do cinema, a começar pelo autor do ano de 2016, que será Ingmar Bergman. Planeados estão ainda um extenso ciclo sobre o Terror Gótico Italiano, olhares para o Cinema da Revolução Soviética, o odiado Sword & Sandal de Hollywood, os fantasmas do Terror Clássico Japonês, entre outros ainda em preparação.

Ficam os desejos de um excelente 2016 para todos os leitores e amigos d’A Janela, com muitos bons filmes, alegria e inspiração.

Anúncios