Etiquetas

, , , , , , , , , , , , ,

The Big StoreSinopse:

Quando Tommy Rogers (Tony Martin) se prepara para vender a sua parte nos grandes armazéns que possui, para casar com Joan Sutton (Virginia Grey), o gerente Grover (Douglas Dumbrille) receia que os roubos que tem vindo a fazer sejam descobertos. Planeia por isso matar Tommy, e casar com a sua tia Martha Phelps (Margaret Dumont) para dominar toda a empresa. Só que Martha, desconfiada, contrata o detective Wolf J. Flywheel (Groucho Marx) que com o seu assistente Wacky (Harpo Marx) e o amigo de Tommy, Ravelli (Chico Marx), vao frustrar os planos de Grover, e salvar Tommy sucessivas vezes.

Análise:

“Casa de Doidos” foi o filme com que os Marx anunciaram a sua despedida do grande ecrã. O trio haveria de voltar anos mais tarde para mais dois filmes, mas a intenção era de facto parar. Foi por isso o último dos filmes dos Marx para a MGM, numa altura em que Groucho se ressentia publicamente de muitas das opções da produtora sobre os seus filmes. “Casa de Doidos” marcava ainda a despedida da parceria com Margaret Dumont, a actriz que estivera presente em sete dos primeiros onze filmes dos irmãos Marx.

Com argumento de Sid Kuller, Hal Fimberg e Ray Golden, baseado numa história creditada a Nat Perrin, e que terá partido de participações de Groucho e Chico num programa de rádio de Perrin (“Flywheel, Shyster, and Flywheel”), notava-se mais que nunca que os Marx estavam a gastar repetidamente a velha fórmula, agora já sem material à altura do anterior.

Surgem é certo, algumas alterações. Groucho e Harpo são cúmplices desde o início, e não Chico e Harpo, como habitualmente. Chico tem três números ao piano. Assistimos ao primeiro dueto de piano entre Chico e Harpo. E no número de harpa, Harpo tem uma sequência fantasista, envolvendo truques de espelhos.

Mas no essencial tudo permanece igual. Há um par romântico que se expressa através de canções (Tony Martin e Virginia Grey) num romance que apenas atrapalha a acção. Tony, o cantor, é amigo de Chico, e está em vias de perder um centro comercial (neste caso é ameaçado de morte). A protectora é a personagem de Margaret Dumont, que traz o seu protegido detective Flywheel (Groucho), o qual não passa de um chrlatão, que a corteja no seu modo agressivo, e com Chico e Harpo vai salvar o dia, sem saber bem como.

Com as canções de Tony Martin a ocuparem tempo a mais (Groucho terá mesmo arrasado “Tenement Symphony”, como a coisa mais horrível que já ouvira), Groucho tem também tempo para o musical com “Sing While You Sell”, cuja letra lhe terá desagradado bastante. Obviamente o filme ganha interesse nas cenas em que os Marx contracenam (como a apresentação inicial no escritório de Groucho e Harpo). Mas estas são agora menos, e menos interessantes. Rotinas como a das camas parecem demasiado longas, e a sequência final da perseguição parece agora um requentar de antigas cenas do cinema burlesco de vinte cinco anos antes. Mesmo a nível verbal, poucas linhas ficam que mereça a pena relembrar, num filme onde tudo apontava a falta de inspiração.

Talvez pela atracção de ser a despedida anunciada dos Marx, “Casa de Doidos” foi um moderado êxito de bilheteira.

Produção:

Título original: The Big Store; Produção: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM); País: EUA; Ano: 1941; Duração: 80 minutos; Distribuição: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM); Estreia: 20 de Junho de 1941 (EUA), 6 de Março de 1943 (Portugal).

Equipa técnica:

Realização: Charles Reisner; Produção: Louis K. Sidney; Argumento: Sid Kuller, Hal Fimberg, Ray Golden [a partir de uma história de Nat Perrin]; Música: Daniele Amfitheatrof [não creditado], George Bassman [não creditado], Lennie Hayton [não creditado], George Stoll [não creditado]; Canções: Hal Borne, Sid Kuller, Hal Fimberg, Ray Golden, Ben Oakland, Artie Shaw, Milton Drake; Direcção Musical: George Stoll; Adaptação: Earl K. Brent; Orquestrações e Arranjos Vocais: Leo Arnaud, George Bassman, Herbert Taylor, Robert Van Eps; Fotografia: Charles Lawton Jr. [preto e branco]; Direcção Artística: Cedric Gibbons; Cenários: Edwin B. Willis; Montagem: Conrad A. Nervig.

Elenco:

Groucho Marx (Wolf J. Flywheel), Chico Marx (Ravelli), Harpo Marx (Wacky), Tony Martin (Tommy Rogers), Virginia Grey (Joan Sutton), Margaret Dumont (Martha Phelps), Douglass Dumbrille (Mr. Grover), William Tannen (Fred Sutton), Marion Martin (Peggy Arden), Virginia O’Brien (Kitty), Henry Armetta (Guiseppi), Anna Demetrio (Maria), Paul Stanton (George Hastings), Russell Hicks (Arthur Hastings), Bradley Page (Duke).

Anúncios