Etiquetas

, , , , , ,

Os irmãos Marx: Chico, Groucho, Harpo e Zeppo

Depois do ciclo Divas de Hollywood que, de Maio a Setembro de 2014, aqui trouxe como primeiro tomo, os filmes de Marilyn Monroe, inaugura-se agora um outro super-ciclo, intitulado Reis da Comédia, e no qual, em ciclos independentes, se acompanhará a obra de alguns nomes importantes da comédia mundial.

O primeiro ciclo deste tema será dedicado aos Irmãos Marx. Groucho, Chico, Harpo e Zeppo são nomes incontornáveis do cinema de comédia, numa altura em que o mudo dava lugar ao sonoro e um oceano de novas possibilidades se abriam. Quer em rotinas verbais, quer no humor visual, usando nonsense, trocadilhos fonéticos, humor confrontacional, burlesco, os Marx exploravam quase todas as formas de humor, mesclando-as com números musicais e histórias românticas e criminais para algumas das comédias mais anárquicas e originais da história do cinema.

Em treze filmes, os irmãos Marx (primeiro como quarteto, depois como trio) fizeram história, e nunca mais o humor do cinema foi igual. É essa história que aqui se vai acompanhar ao longo das próximas semanas, numa prova de que o marxismo continua vivo.

Textos adicionais
A lista de filmes

Anúncios