Etiquetas

Leonardo DiCaprio em "O Grande Gatsby" (The Great Gatsby, 2013) de Baz Luhrmann

Termina mais um ano, que é o terceiro ano civil com actividade n’A Janela Encantada. Pode-se dizer que foi um ano que cumpriu os objectivos previstos, mesmo com percalços compreensíveis, como o ciclo “Música clássica e o cinema” mais curto que o planeado, e o adiamento da “Nouvelle Vague” francesa para 2015.

Foi um ano sob a égide de “Alfred Hitchcock” de quem se acompanhou aqui a obra integral. Tivemos ainda uma selecção alargada de “Longas-metragens da Comédia Muda”, um ciclo dedicado aos “Mestres da ficção científica”, a primeira diva de Hollywood a ter aqui um destaque especial “Marilyn Monroe”, e finalmente um olhar atento sobre a “Era dourada do cinema japonês”. A novidade foi a rubrica “As minhas listas”, onde se vão agrupando diversificadas listas de filmes por géneros, temas, escolas, etc.

O ano de 2015 manterá a mesma estrutura de publicações, com o autor do ano a ser Martin Scorsese, cuja obra integral começará a ser explorada às Quartas-feiras, a partir de Fevereiro. “Piratas e corsários” trará a aventura romântica da idade dourada de Hollywood, a que se seguirá o início do super-ciclo “Os reis da coméda”, cuja primeira representação ficará a cargo dos Irmãos Marx. Mais tarde surgirão (com mais ou menos alterações) a Nouvelle Vague, os filmes bíblicos de Hollywood, Greta Garbo e o Novo Cinema alemão. Como tema de 2014 estará “O Cinema vai a Hollywood”, numa conjunto de filmes sobre os bastidores do próprio cinema.

Ficam ainda os votos de um excelente 2015, com muita vontade de ver bons filmes e, claro, de ir espreitando esta janela.