Etiquetas

, ,

"Casamento Escandaloso" (The Philadelphia Story, 1940) de George Cukor

Embora hoje o termo seja aplicado de modo largo à comédia americana das primeiras décadas do sonoro, a Screwball Comedy pode ser restrita a um género de comédia de Hollywood que surgiu nos inícios dos anos 1930, como reacção à Grande Depressão. Definia-se por (como o nome indica) mostrar personagens que comportam com grande dose de loucura (roçando o burlesco), de ritmo muito acelerado, num contexto de alta sociedade, que ridiculariza, com diálogos apressados e verdadeiramente monumentais. Os seus argumentos baseavam-se geralmente em situações românticas que eram tratadas quase como duelos, o que as distinguia das clássicas comédias românticas, ou da simples farsa e sátira. Com grande fulgor a partir de 1934 (ano em que “It Happened One Night” de Frank Capra venceu todos os Oscars principais), fez estrelas de actores como Claudette Colbert, Melvyn Douglas, William Powell, Carole Lombard, Myrna Loy, Cary Grant e Katharine Hepburn, em obras de realizadores como Leo McCarey, Preston Sturges, Howard Hawks, W. S. Van Dyke, Frank Capra e George Cukor.

Exemplos da Screwball Comedy inicial:
• 1931: The Front Page – Lewis Milestone
• 1931: Monkey Business (A Culpa Foi do Macaco) – Norman Z. McLeod
• 1932: Horse Feathers (Os Irmãos Max na Universidade) – Norman Z. McLeod
• 1932: Trouble in Paradise (Ladrão de Alcova) – Ernst Lubitsch
• 1933: Duck Soup (Os Grandes Aldrabões) – Leo McCarey
• 1933: Three-Cornered Moon – Elliot Nugent

Era dourada da Screwball Comedy
• 1934: It Happened One Night (Uma Noite Aconteceu) – Frank Capra
• 1934: It’s a Gift – Norman Z. McLeod
• 1934: The Thin Man (O Homem Sombra) – W. S. Van Dyke
• 1934: Twentieth Century (Século XX) – Howard Hawks
• 1934: You’re Telling Me (O Pateta Alegre) – Erle C. Kenton
• 1935: The Gilded Lily (O Lírio Dourado) – Wesley Ruggles
• 1935: The Good Fairy (A Conquista da Felicidade) – William Wyler
• 1935: A Night at the Opera (Uma Noite na Ópera) – Sam Wood
• 1935: Ruggles of Red Gap (O Extravagante Senhor Ruggles) – Leo McCarey
• 1935: She Married Her Boss (Casou com o Patrão) – Gregory La Cava
• 1936: After the Thin Man (A Comédia dos Acusados) – W. S. Van Dyke
• 1936: Libeled Lady (Dois e Dois… Quatro) – Jack Conway
• 1936: Love on the Run (Doidos & Cª) – W. S. Van Dyke
• 1936: My Man Godfrey (Doidos Milionários) – Gregory LaCava
• 1936: Theodora Goes Wild (Os Pecados de Teodora) – Richard Boleslawski
• 1937: The Awful Truth (Com a Verdade Me Enganas) – Leo McCarey
• 1937: Double Wedding (Quatro em Lua-de-Mel) – Richard Thorpe
• 1937: Easy Living (Uma Pequena Feliz) – Mitchell Leisen
• 1937: Nothing Sacred (Nada é Sagrado) – William A. Wellman
• 1937: Danger – Love at Work – Otto Preminger
• 1937: I Met Him in Paris (Conheci-o em Paris) – Wesley Ruggles
• 1937: Breakfast for Two (Almoço para Dois) – Alfred Santell
• 1937: Topper (O Par Invisível) – Norman Z. McLeod
• 1937: True Confession (São Assim as Mulheres) – Wesley Ruggles
• 1937: A Day at the Races (Um Dia nas Corridas) – Sam Wood
• 1938: Bringing Up Baby (Duas Feras) – Howard Hawks
• 1938: Holiday (A Irmã da Minha Noiva) – George Cukor
• 1938: The Mad Miss Manton (Oito Raparigas e Um Crime) – Leigh Jason
• 1938: Merrily We Live (Sua Exª o Vagabundo) – Norman Z. McLeod
• 1938: Vivacious Lady (Casamento em Segredo) – George Stevens
• 1938: You Can’t Take It with You (Não o Levarás Contigo) – Frank Capra
• 1939: It’s a Wonderful World (Afinal, o Mundo é Belo!) – W. S. Van Dyke
• 1939: Midnight (Meia-Noite) – Mitchell Leisen
• 1940: Christmas in July (Natal em Julho) – Preston Sturges
• 1940: His Girl Friday (O Grande Escândalo) – Howard Hawks
• 1940: I Love You Again (O Esquecido) – W.S. Van Dyke
• 1940: My Favorite Wife (A Minha Mulher Favorita) – Garson Kanin
• 1940: The Great McGinty (O Tirano da Cidade) – Preston Sturges
• 1940: The Philadelphia Story (Casamento Escandaloso) – George Cukor
• 1940: Too Many Husbands (Bigamia) – Wesley Ruggles
• 1941: Ball of Fire (Bola de Fogo) – Howard Hawks
• 1941: The Bride Came C.O.D. (Uma Noiva Caída do Céu) – William Keighley
• 1941: The Lady Eve (As Três Noites de Eva) – Preston Sturges
• 1941: Love Crazy (O Maluco Apaixonado) – Jack Conway
• 1941: Mr. and Mrs. Smith (O Sr. e a Sra. Smith) – Alfred Hitchcock
• 1941: Sullivan’s Travels (A Quimera do Riso) – Preston Sturges
• 1942: The Major and the Minor (A Incrível Susana) – Billy Wilder
• 1942: The Man Who Came to Dinner (Hóspede Indesejável) – William Keighley
• 1942: The Palm Beach Story (Um Marido Rico) – Preston Sturges
• 1942: Woman of the Year (A Primeira Dama) – George Stevens
• 1943: The More the Merrier (Gente a Mais… Casas a Menos) – George Stevens
• 1944: Arsenic and Old Lace (O Mundo É Um Manicómio) – Frank Capra
• 1944: The Great Moment (O Grande Momento) – Preston Sturges
• 1944: Hail the Conquering Hero (Herói de Mentira) – Preston Sturges
• 1944: The Miracle of Morgan’s Creek (Papá por Acaso) – Preston Sturges

Screwball Comedies tardias
• 1945: She Wouldn’t Say Yes (Indecisão) – Alexander Hall
• 1947: The Bachelor and the Bobby-Soxer (O Solteirão e a Pequena) – Irving Reis
• 1948: Mr. Blandings Builds His Dream House (Estás Cada Vez Mais Frito, Meu!) – H. C. Potter
• 1948: Unfaithfully Yours (Infielmente Tua) – Preston Sturges
• 1950: Harvey – Henry Koster
• 1951: The Mating Season (Cocktail de Sogras) – Mitchell Leisen
• 1952: Monkey Business (A Culpa Foi do Macaco) – Howard Hawks
• 1959: Some Like It Hot (Quanto Mais Quente Melhor) – Billy Wilder
• 1964: Man’s Favorite Sport? (O Desporto Favorito dos Homens) – Howard Hawks
• 1972: What’s Up, Doc? (Que Se Passa Doutor?) – Peter Bogdanovich
• 1974: For Pete’s Sake (A Minha Mulher é Doida!) – Peter Yates
• 1981: Arthur (Arthur, o Alegre Conquistador) – Steve Gordon
• 1987: Raising Arizona (Arizona Junior) – Joel Coen
• 1988: Working Girl (Uma Mulher de Sucesso) – Mike Nichols
• 1994: The Hudsucker Proxy (O Grande Salto) – Joel Coen
• 1996: Flirting With Disaster – David O. Russell
• 2003: Intolerable Cruelty (Crueldade Intolerável) – Joel Coen

Anúncios