Etiquetas

,

No final dos anos 60 do século XX, o cinema de Hollywood mudou. Uma nova geração de realizadores e actores tomou as rédes num momento em que o chamado “studio system” estava em declínio, resultando numa nova direcção para o cinema americano.

Embora fosse a década em que cresci, estranhei inicialmente esses filmes, que ignoravam as narrativas clássicas, os heróis paladinos do bem, e as aventuras para toda a família, com os seus finais felizes. Este novo cinema era um cinema de choque de gerações, de contra-cultura, de crítica da sociedade, e de apologia de modos alternativos de ser, muitas vezes politicamente incorrectos.

É essa geração, socialmente irreverente e provocadora, mas também revolucionária em termos de cinema, que se pretende aqui homenagear, com um ciclo de filmes provindos de Hollywood, de entre 1969 e 1980.

Nota: A lista de filmes aqui analisados não será exaustiva, nem sequer tenta seleccionar os melhores deste período, uma vez que alguns (Westerns, Guerra, filmes de Martin Scorsese, etc.) serão deixados para ciclos próprios a fazer em momentos posteriores). É tão somente uma lista de filmes que marcaram o período em questão.

Textos adicionais
A lista de filmes

Advertisements