Etiquetas

, ,

O meu Ciclo - Rui Alves de Sousa

Cinema e Literatura

por Rui Alves de Sousa
autor do blog Companhia das amêndoas

O Cinema e a Literatura são duas Artes que eu admiro muito. Tal como a música, motivam-me a ser quem sou e mesmo a tomar certas opções na minha vida, ou a agir de certas maneiras. No meu blog, escrevo primordialmente sobre Cinema, mas ultimamente tenho dado cada vez mais atenção à forma como os filmes são influenciados pelos livros, criando adaptações cinematográficas que, algumas vezes, conseguem superar a qualidade literária das obras que são alvo das mesmas.

Contudo, penso que não se deve misturar Cinema com Literatura. São duas artes distintas e que não podem ser comparadas. E neste ciclo, selecionei alguns filmes que, além de serem baseados em obras literárias, conseguiram demarcar-se dos originais, tornando-se filmes “individuais” e que não são frequentemente associados aos livros.

Algumas escolhas são óbvias, outras nem tanto, mas tratam-se todos de filmes que mudaram a História da Sétima Arte, à sua maneira. O meu conhecimento cinéfilo é ainda muito escasso, mas penso que consegui chegar a uma lista de qualidade e com muita variedade. E vão ver que, em alguns destes filmes, nem se lembravam que esteve um livro envolvido na sua feitura…

Ordenei os vinte e cinco filmes que escolhi por ano de estreia, começando em 1942 e terminando em 2007. As obras literárias enquadram-se em vários géneros, especificados em cada filme desta lista. Existem muitos outros exemplos que eu poderia aqui incluir, mas selecionei os que me dizem mais.

Apocalypse Now

Filmes escolhidos:

  • O Quarto Mandamento (The Magnificent Ambersons, 1942) de Orson Welles (baseado no romance de Booth Tarkington)
  • Casablanca (Casablanca, 1942) de Michael Curtiz (baseado na peça de Murray Burnett e Joan Alison, que nunca chegou a estar em cena)
  • O Tesouro da Sierra Madre (The Treasure of the Sierra Madre, 1948) de John Huston (baseado no romance de B. Traven)
  • The Third Man (O Terceiro Homem, 1949) de Carol Reed (baseado no romance de Graham Greene. O livro foi publicado depois da estreia do filme, mas foi este que Greene usou para escrever o argumento do filme, que ficou depois muito mais rico)
  • O Inferno na Terra (Stalag 17, 1953) de Billy Wilder (baseado na peça de Donald Bevan e Edmund Trzcinski)
  • A Janela Indiscreta (Rear Window, 1954) de Alfred Hitchcock (baseado no conto de Cornell Woolrich)
  • A Sombra do Caçador (The Night of the Hunter, 1955) de Charles Laughton (baseado no romance de Davis Grubb)
  • O Gigante (Giant, 1956) de George Stevens (baseado no romance de Edna Ferber)
  • A Mulher que Viveu duas Vezes (Vertigo, 1958) de Alfred Hitchcock (baseado no romance de Pierre Boileau e Maxwell Anderson)
  • Lawrence da Arábia (Lawrence of Arabia, 1962) de David Lean (baseado nos escritos de T. E. Lawrence)
  • O Ofício de Matar (Le Samourai, 1967) de Jean-Pierre Melville (baseado no romance de Joan McLeod)
  • Laranja Mecânica (A Clockwork Orange, 1971) de Stanley Kubrick (baseado no romance de Anthony Burgess)
  • O Padrinho (The Godfather, 1972) de por Francis Ford Coppola (baseado no romance de Mario Puzo)
  • Barry Lyndon (Barry Lyndon, 1975) de Stanley Kubrick (baseado no romance de William Makepeace Thackeray)
  • Apocalypse Now (Apocalypse Now, 1979) de Francis Ford Coppola (baseado no romance de Joseph Conrad)
  • Touro Enraivecido (Raging Bull, 1980) – de Martin Scorsese (baseado na autobiografia de Jake LaMotta)
  • O Homem Elefante (The Elephant Man, 1980) de David Lynch (baseado no livro de Frederick Treves e em parte do livro de Ashley Montagu)
  • Amadeus (Amadeus, 1984) – de Milos Forman (baseado na peça de Peter Shaffer)
  • Era Uma Vez na América (Once Upon a Time in America, 1984) de Sergio Leone (baseado no romance de Harry Grey)
  • O Último Imperador (The Last Emperor, 1987) de Bernardo Bertolucci (baseado na autobiografia de Henry Pu-Yi)
  • Tudo Bons Rapazes (Goodfellas, 1990) de Martin Scorsese (baseado no livro de Nicholas Pilleggi)
  • Os Condenados de Shawshank (The Shawshank Redemption, 1994) de Frank Darabont (baseado no conto de Stephen King)
  • À Espera de um Milagre (The Green Mile, 1999) de Frank Darabont (baseado no romance de Stephen King)
  • O Pianista (The Pianist, 2002) de Roman Polanski (baseado na autobiografia de Wladyslaw Szpilman)
  • Haverá Sangue (There Will Be Blood, 2007) de Paul Thomas Anderson (baseado no romance de Upton Sinclair)
Anúncios