Etiquetas

,

"All together Now" de Jeff McMillan

Quando comecei o blog A janela encantada, ao organizá-lo por ciclos, a primeira pergunta que se me colocou foi, o que é de facto um ciclo de cinema? São tantas as definições que para eles podemos dar, quantos os exemplos que podemos construir para cada uma. E no fim de contas mais que as explicações, o que nos interessa nesta forma subjectiva e artificial de catalogar e agrupar os filmes que vemos, é uma forma de arrumarmos o nosso modo de pensar e compreender o cinema.

Decidi então que, mais interessante que tentar teorizar sobre ciclos de cinema, seria dar voz a outros autores, para que dessem a conhecer como construiriam um “seu” ciclo de cinema. Como regra de ouro dei apenas uma: falarem de algo que os entusiasme. De resto, total liberdade para escolherem os temas, e a sua forma de os apresentarem.

É com muita honra que, a partir de amanhã e nas semanas seguintes apresentarei, nas palavras de pessoas costumo ler atentamente, os “seus” ciclos de cinema. Obrigado desde já a todos os que participaram. Espero que todos nós aprendamos uns com os outros neste exercício.

Anúncios